Uma das (muitas) coisas incríveis da Austrália é o dinheiro. O dólar australiano é feito de uma espécie de papel-plástico desde a década de 90 e, por isso, é a prova d’água! Pode colocar uns trocados no bolso, ir à praia, tomar chuva ou ainda lavar a roupa sem susto. As notas ficarão intactas.
Muitos dizem que isso serve para facilitar a vida dos surfistas, assim eles podem entrar à vontade na água sem se preocupar com as notas que levam nos bolsos. Pode ser que a lenda seja mesmo verdade ou ao menos tenha influenciado a troca do dinheiro de papel pelo de plástico. Porém, talvez a grande verdade por trás dessa mudança seja econômica: foi no país que surgiu uma das primeiras empresas, e hoje uma das maiores do mundo, a produzir o substrato de polímero, que serve para fabricar as notas de plástico.
Uma das principais vantagens em relação ao papel-moeda é que o plástico dificulta a vida dos falsificadores. Outra vantagem é a longevidade da nota: O plástico dura seis vezes mais que o papel e também é mais resistente.
A moeda nacional oficial da Austrália chama-se dólar australiano e geralmente ele é um pouco mais desvalorizado em relação ao americano. O dólar possui cinco cédulas: AUD$ 5, AUD$ 10, AUD$ 20, AUD$ 50 e AUD$ 100.