Nada de cobras ou aranhas, o animal mais venenoso não apenas da Austrália, como do mundo, é uma água viva!
Isso mesmo, a água-viva-caixa-australiana pode ser encontrada principalmente na região da Austrália e da Ásia. A estimativa é de que pelo menos 100 pessoas são mortas por ano devido a esse pequeno bicho assassino, atingindo assim a incrível marca de 5.567 falecimentos desde 1954.
Seu veneno atinge o coração, o sistema nervoso e as células da pele. O pior é que ele é tão doloroso que a vítima entra em choque, se afoga ou morre de parada cardíaca antes mesmo de sair da água. Os sobreviventes podem sofrer dores exorbitantes durante dias após o contato com a água-viva.
Porém as chances de sobreviver são quase nulas. Após a picada, é preciso aplicar uma boa dose de vinagre durante pelo menos 30 segundos. O vinagre possui um tipo de ácido acético que desabilita a toxina que ainda não foi liberada na corrente sanguínea – entretanto ele não alivia.
Confira no blog outros três animais perigosos do país:
Cobra piton: apesar de não ter veneno, essa cobra já foi vista devorando crocodilos e até cangurus. ela mata a presa com sua força e consegue engolir animais muito maiores que ela. A estrutura da sua boca possui uma elasticidade e estrutura óssea que permite abrir em proporções muito grandes graças a ligamentos bastante extensíveis. Além disso, ela consegue modificar rapidamente o seu metabolismo para digerir e assimilar a enorme quantidade de calorias absorvidas nas suas refeições. O animal é capaz de ampliar seus órgãos como os rins, pâncreas, coração e intestinos para garantir uma digestão lenta mas completa de suas presas.
Aranha-teia-de-funil: Quando as aranhas-teia-de-funil atacam, elas se agarram às as presas com suas patas enquanto cravam seus ferrões, que são capazes de perfurar a unha de um dedo do pé! As picadas costumam ser profundas e seu veneno possui uma substância neurotóxica que afeta o sistema nervoso humano e pode ser fatal se não for tratada imediatamente. As teia-de-funil também são conhecidas como "aranhas de Sydney", justamente por se encontrarem na cidade australiana. E todo cuidado é pouco: elas também sabem nadar e conseguem ficar embaixo da água por curtos períodos.
Crocodilo-de-água-salgada: O grande crocodilo de água salgada tem como habitat o fundo de baias e perto dos mangues da Austrália, onde as águas são turvas. O animal possui uma potência mandibular com cerca de 1 tonelada e uma força de impacto com a cauda na base de 500kg. Sua velocidade dentro d'agua é espantosa, ele pode nadar submerso cerca de 500 metros. Aparentemente, ele liquida todo o ser vivo que invadir seus domínios.